domingo, 8 de janeiro de 2012

Meia Noite em Paris


"Owen Wilson interpreta Gil, roteirista de Hollywood que está passando férias em Paris com a família da noiva, Inez. Gil adora voltar à Cidade Luz. É lá que se reconecta com a grande arte, longe do dia a dia dos enlatados encomendados de Los Angeles. Seu sonho era viver nos anos de 1920, quando F. Scott Fiztgerald, Ernest Hemingway e Pablo Picasso circulavam por ateliês e cafés da cidade. Certa noite Gil misteriosamente realiza esse sonho."

O filme é uma viagem, em ambos os sentidos. Principalmente para quem ama a literatura e as artes. Conversar com figuras como Hemingway, Fiztgerald e Picasso é um sonho de qualquer pessoa que possui esses gostos. Mas o filme aborda outras questões também. O fato de os personagens sonharem com "dias melhores" com jovens mais pensantes, mais preocupados com o intelecto do que com a aparência. Parece ser um sonho de todas as gerações. Como estamos o tempo inteiro desejando estar em um tempo no passado onde todas essas coisas "supostamente" foram consideradas. A viagem do Gil ao passado, anos 20, mostra que esse também era um anseio desses personagens ilustres das artes plásticas e literatura. O Picasso, inclusive, desejava ter nascido na época da Renascença, não satisfeito com a sua geração.



Sem contar a relação entre Gil e sua noiva Inez, uma mulher fútil, amante das aparências e da arte que fica enclausurada em Museus. Tem o noivo como um eterno sonhador e insiste em uma relação que claramente não está dando certo. Bem, o filme aborda tantas outras coisas mesmo. Fica aqui a minha humilde recomendação. Assista. Um filme realmente Necessário.

Um comentário:

C. P. M. Campos disse...

Luciane, assisti Meia-Noite em Paris num momento de vida que parece não acabar, engasguei com os anseio do personagem que Owen Wilson brilhantemente interpreta. Ele interpreta a todos nós, ansiosos de um mundo melhor, com gente fina, elegante e sincera. A todos nós, ansiosos com relações melhores, com sonhos que nos levem adiante. Adorei o post e o blog. Beijo.